Centro de Formação de Atletas
O Centro de Formação de Atletas (CFA) do Palmeiras se consolidou nos últimos anos como uma das principais referências de base no Brasil. Com dezenas de títulos de expressão conquistados e inúmeros recordes quebrados, o clube colhe os frutos da estruturação iniciada em 2013 e do investimento em profissionais de diversas áreas, o que permitiu estabelecer uma filosofia de trabalho única em suas nove categorias (Sub-10, Sub-11, Sub-12, Sub-13, Sub-14, Sub-15, Sub-16, Sub-17 e Sub-20) e de intercâmbio com o departamento de futsal.
Atualmente, o Palmeiras trabalha com mais de 200 atletas em suas categorias inferiores, provendo acomodações para jogadores do Sub-15 ao Sub-20, e os treinamentos são realizados na Academia de Futebol 2, em Guarulhos (SP), de uso exclusivo da base. O local conta com cinco campos em tamanho oficial (incluindo um com arquibancada e camarotes), campo específico para treino de goleiros, vestiários, academia de musculação, departamento médico e rouparias. Além disso, o Alviverde disponibiliza acompanhamento nutricional e um restaurante próprio para os jovens. Periodicamente, as Crias da Academia também fazem treinos em campos de terra espalhados pela cidade, com o objetivo de aprimorar o reflexo, o improviso e o drible em um terreno irregular e cheio de obstáculos.
O núcleo de captação de talentos foi totalmente reformulado em 2015, aumentando o número de observadores técnicos de dois para sete, todos com regiões de atuação bem definidas. Assim, o Verdão monitora o desempenho de jovens em torneios, escolinhas, projetos sociais e comunidades, sem contar a grande rede de contatos espalhada por todo o território nacional e sul-americano. O clube também foi um dos primeiros do Brasil a criar um núcleo de serviço social, em 2006, para atuar nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e socialização (com trabalho psicológico integrado).
Disputar competições no exterior, especialmente na Europa, é parte da rotina no Maior Campeão do Brasil. Os garotos adquirem importante bagagem ao enfrentar os principais clubes do mundo, e o Palmeiras ainda tem oportunidade de internacionalizar sua marca, mobilizar fãs espalhados pelo planeta e explorar novos mercados. Só entre 2014 e 2019, o Palmeiras visitou mais de 15 países, entre eles Inglaterra, Itália, Alemanha, França, Suíça, Holanda, República Tcheca, China, Japão, Estados Unidos e Qatar, entre outros.
Alguns dos principais títulos da história da base palmeirense foram conquistados recentemente. Em 2018 e 2019, por exemplo, o time Sub-17 encantou a torcida espanhola e faturou Bicampeonato Mundial de Clubes da categoria de forma invicta, com vitórias sobre o Real Madrid-ESP e o Leganés-ESP na decisão, respectivamente. O Verdão levantou ainda as taças inéditas do Brasileiro Sub-20 de 2018, em pleno Allianz Parque, da Copa do Brasil Sub-20 de 2019 e da Copas do Brasil Sub-17 de 2017 e 2019, entre outros vários títulos estaduais, nacionais e internacionais, totalizando 79 troféus do Sub-10 ao Sub-20 nos últimos quatro anos.
O bom trabalho não passou despercebido pela Seleção Brasileira, tanto que o Palmeiras foi o recordista de convocações de base nas temporadas de 2017 e 2018. Muitos atletas de prestígio no cenário futebolístico atual foram formados na base alviverde – entre os mais recentes, destaca-se o nome de Gabriel Jesus, titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018 e campeão da Copa América em 2019. Tradicional formador de goleiros, o Verdão também mantém ativa sua Escola de Goleiros, pela qual passaram arqueiros como Oberdan Cattani, Zetti, Velloso, Marcos e Diego Cavalieri.
Os jovens também estão cada vez mais presentes no dia a dia do time profissional, graças à integração e à unificação das áreas física, técnica e tecnológica – o clube adota diversas ações com o objetivo de facilitar a transição dos jogadores do Sub-20 ao time principal. Um exemplo disso é a participação fundamental das Crias da Academia na conquista da Tríplice Coroa (Libertadores, Copa do Brasil e Paulista) em 2020, sobretudo na figura dos garotos Gabriel Menino, Patrick de Paula, Danilo, Gabriel Veron, Gabriel Silva, Renan, Lucas Esteves e Wesley. Com um programa voltado à progressão e desenvolvimento do atleta em todos os seus estágios, a tendência é que o torcedor veja cada vez mais jogadores formados na Academia de Futebol brilhando nos campos do Brasil e do mundo.
Equipe do Centro de Formação
